SURDEZ E
COMUNICAÇÃO NA FAMÍLIA
Revista
Espaço da Sophia
Em 2 de janeiro de 2014
SEMESTRAL - ANO V -
VERSÃO ONLINE - ISSN 1981-318X
SEMESTRAL - ANO V - VERSÃO IMPRESSA - ISSN 2179-9849
SEMESTRAL - ANO V - VERSÃO IMPRESSA - ISSN 2179-9849
REVISTA CREDENCIADA
PELO CNPQ / QUALIS
Esp. Edevaldo André Gabrielli
Especialista em Surdez e Intérprete/Tradutor LIBRAS
– Língua Portuguesa
Ms. Eliane Maria Cher Vmbommel
Mestre em Educação e Intérprete/Tradutora de LIBRAS
– Língua Portuguesa
RESUMO
Este artigo tem por finalidade informar pais a respeito das
peculiaridades dos sujeitos surdos, suas potencialidades, seus desafios, sua
cultura, sua língua, enfim, o que diferencia estes das demais pessoas ditas
“OUVINTES”, desmistificando mitos e verdades em torno da educação formal e
informal. Devido às graves situações que se encontram os surdos em todas as
partes do Brasil, pautamos por discutir aspectos relevantes, como: sua vida em
família visto que as pesquisas nesta área ainda são incipientes, deste modo, os
déficits no contexto familiar são cruciais e exigem mudanças urgentes para uma
vida equilibrada e saudável deste grupo aqui tratado.
PALAVRAS-CHAVE: SURDEZ; SOCIEDADE; FAMÍLIA.
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A SURDEZ: DA GENÊSE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA”
Profª Ms. Eliane Maria Cher Vambommel
RESUMO
Os estudos aqui tratados partem dos conceitos que são necessários saber para, assim, haver melhor compreensão a respeito dos alunos com surdez, suas particularidades históricas e culturais, a evolução das línguas de sinais, bem como, a luta para que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) fosse reconhecida como língua oficial da comunidade surda do Brasil e a aceitação da mesma como primeira língua nas escolas públicas e particulares, tendo o direito o profissional tradutor/intérprete LIBRAS/Língua Portuguesa em todos os segmentos da sociedade, inclusive, na educação. Desta forma, para prover e assegurar o direito à educação dos surdos é que esta pesquisa pretende instruir melhor os que dela se aproprie na intenção de esclarecimentos e divulgação de como os surdos possuem capacidade intelectual tanto quanto a pessoa ouvinte.
Acesso ao artigo completo clicando no link abaixohttps://docs.google.com/document/d/1KOLsWqsRsSaZhpgMf8J5pGXd8NQgSusUu7q3CWLvXUY/edit?hl=pt_BR